"Confira aqui as novidades e tire todas suas dúvidas sobre genética."

Sêmen Bovino e a Inseminação Artificial

SEMEN BOVINO

O mercado de sêmen bovino vem crescendo cada vez mais no Brasil. Atualmente, ele é dividido em 75% para o mercado de leite e 55% para o mercado de corte. No mercado de carne, o sêmen bovino da raça Nelore é o predominante, ele representa quase 50% das vendas nas raças de corte, seguido pela raça Angus, que representa cerca de 30%. O mercado de leite, a raça Holandesa é a mais procurada, com 55% das vendas, em seguida vem a raça Gir Leiteiro.
Entre os benefícios do sêmen bovino está a sua boa qualidade, que sempre deve passar por normas de exigência e parâmetros pré-estabelecidos. Sendo assim, tendo uma garantia de prenhez de um maior número de vacas e maior percentual de produtos, usando um período de tempo menor para produzir cada vez mais.
Hoje em dia com o aumento do custo da terra e dos insumos, além da pressão ambiental, temos a obrigação de produzir mais em um curto espaço de tempo, ou seja, ser cada vez mais eficiente em questão de produção. A Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF), viabilizou, em termos econômicos e de manejo, o uso do sêmen bovino em grandes rebanhos, principalmente em lugares que há problemas de infra-estrutura e mão-de-obra – afirma o gerente.
Segundo ele, a qualidade do sêmen bovino, composto por líquido seminal e espermatozoides, é determinada por características morfofuncionais. Para isso, avalia-se a qualidade do espermatozoide em relação às características. Para classificar um sêmen bovino com boa qualidade, existem valores mínimos pré-determinados que indicam se ele pode ser usado na inseminação artificial.

 

Veja também sobre Melhoramento Genetico, Semen de BovinoInseminaçao Artificial

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe este Post!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Wordpress Themes - Wordpress Video Themes - Wordpress Travel Themes - WordPress Restaurant Themes