"Confira aqui as novidades e tire todas suas dúvidas sobre genética."

Quando cruzar as novilhas?

NOVILHAS

Com o pasto bem desenvolvido e nutritivo, há maior possibilidade de condição nutricional as novilhas enxertadas e as de 1° cria. As novilhas paridas tem menos desgaste orgânico , favorecendo ao 1° cio fértil e as novilhas a serem enxertadas.

Algumas são mais precoces comparadas com outras, as provenientes de cruzamento atingem a maturidade sexual mais cedo que as zebuínas, porém, necessitam de uma alimentação de melhor qualidade. Pode ocorrer a criação das novilhas de cruzamento juntamente com as zebuínas, quando há um controle sobre os ectos e endos parasitas. Não apresentam cio, novilhas com pouco desenvolvimento.

O ideal é que a estação tenha início e término de 25-45 dias antes das vacas, pois as novilhas apresentam um período maior de 1° cria entre o pasto e o primeiro cio fértil. O fator determinante é o peso e não a idade da novilha para cruzamento, além de alimentação e raça. Portanto cada raça tem seu peso ideal e isso deve ser respeitado.

Mesmo que a novilha entre no cio antes desse período, elas não devem ser cobertas, pois, neste período o risco de não manterem as exigências dos nutrientes são maiores. As novilhas podem retornar até em 45 dias ao período fértil, caso não haja restrição alimentar e tenham um bom desenvolvimento corporal. Por esse motivo já podem ser trabalhadas em pasto separados das vacas.

São raras as exceções de novilha de 1° cria rejeitarem seus bezerros, mas foi observado as causas para que isso ocorresse.

Quando há intervenções nos partos e quando os peões pegam o bezerro para curar o umbigo, tatuar, aplicar medicamento, etc… antes mesmo da vaca limpa-lo e este ter mamado o colostro (primeiro leite)

Muitas novilhas, talvez por estarem com o úbere muito cheio (com muito leite e até mesmo inflamado), sentem dor e não deixam o recém-nascido mamar. O peão deve interferir, prendendo a vaca e colocando o bezerro para mamar nos quatro peitos de forma igual, “esgotando” a vaca logo em seguida. Repetir esta operação tantas vezes quantas forem preciso, até que o bezerro consiga mamar sozinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe este Post!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Wordpress Themes - Wordpress Video Themes - Wordpress Travel Themes - WordPress Restaurant Themes