"Confira aqui as novidades e tire todas suas dúvidas sobre genética."

Melhoramento genético | Pastagens garantem o aumento na produção de leite

MELHORAMENTO GENÉTICO

O plano para a produção de leite integrada pela Câmara Setorial do Leite e pela Secretaria da Agricultura e Pecuária está sendo cada vez mais aprimorado e sempre com resultados positivos. Em 2012 a produção de leite era de 296.890 milhões de litros de leite, passou para 280 milhões em 2013. Entre diversas ações feitas para realizar o aumento da produção, duas se destacaram: o melhoramento genético e a melhoria das pastagens.

Segundo Claudio Sayão, governador do estado “A secretaria disponibiliza a empresa que vai até as propriedades e diagnostica as vacas vazias e as vacas que estão aptas a serem trabalhadas e implanta os hormônios. Em contrapartida, o produtor faz o exame de brucelose e adquire o sêmen”. Ele dia que o trabalho vem alcançando bons resultados, sendo que dos 17 mil animais foram selecionados, 47% chegaram a prenhez. “É um bom índice, bem considerável, graças à boa seleção das vacas por parte dos produtores, em propriedades que contam com assistência técnica e boa mineralização, e tudo isso contribui para o resultado final,” avaliou.

Alguns fatores como a qualidade do solo e o manejo são essenciais para a produção. O coordenador de Fomento à Produção Animal, afirma que “A produtividade leiteira chega a 50% a mais em algumas propriedades, e outras até 100% a mais, isso graças ao melhoramento genético com raças leiteiras”.

Para a implementação do plano na produção de leite no Tocantins junto aos produtores, a Câmara Setorial elaborou eixos estratégicos divididos em vários segmentos para as melhorias leiteiras, como: aumento da produção, assistência técnica e extensão rural, qualidade do leite, industrialização e comercialização, planejamento da cadeia produtiva de informação e logística, e infraestrura nas propriedades rurais.

 

Saiba mais: Sêmen Touro | Inseminação Artificial | Touro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe este Post!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Wordpress Themes - Wordpress Video Themes - Wordpress Travel Themes - WordPress Restaurant Themes